terça-feira, 21 de abril de 2009

O descaso com as árvores de Salvador e a destruição



Do último sábado, 18/4, para cá, nos deparamos com algo não muito comum em Salvador: a queda de árvores. No sábado foi uma no bairro da Barra e somente hoje, 21/4, foram quatro quedas em vários bairros da capital.

O que será que acontece? Será que as árvores estão velhas e não aguentam mais ficar de pé? Ou é a falta de manutenção?

Sabemos que as árvores urbanas não podem ser tratadas como as que existem no campo. As ruas das cidades não possuem um escoamento de água normal, em que a água atinja satisfatoriamente as raízes, para que as árvores possam alimentar-se de maneira correta.

O que será que os órgãos públicos estão pensando para não tomar atitudes corretas como a poda das nossas árvores que tanto bem nos fazem? Para árvores de rua a poda é essencial. A poda fortalece a árvore e contribui para o embelezamento da paisagem urbana. Uma árvore bem podada é uma árvore bem tratada e resistirá às intempéries.

Esperemos que a prefeitura, depois desses acontecimentos, passe a dedicar uma atenção maior para esses vegetais frondosos que embelezam a nossa cidade e nos protegem dos fortes raios solares com a sua sombra, além de produzirem o oxigênio, tão importante para a manutenção da vida em nossa biosfera.

3 comentários:

  1. Infelizmente, Márcio, parece que a maioria da nossa população ainda não se "tocou" acerca da importância - e eu diria da imprescindibilidade - das árvores em nossas vidas. Meu marido e eu sempre comentamos a respeito disso. Uma booa parte das pessoas vê as árvores como incômodo, como produtora de sujeira e coisas do tipo, tal a ignorância que as impede de perceber a importância delas para a qualidade de vida nossa e dos outros animais. Árvore é vida, mas infelizmente pouca gente em nossa cidade - e em nosso país - se dá conta disso.
    Parabéns por expressar tão bem a sua preocupação com este assunto e contribuir para que as pessoas possam pensar mais seriamente a respeito.
    Verbena Córdula

    ResponderExcluir
  2. As árvores do dique são realmente lindas, pena que não são bem cuidadas.
    Bela foto, belo texto, Márcio
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. belas Gameleiras do Dique!

    ResponderExcluir

Solicitamos não utilizar palavrões, xingamentos ou ofensas nos comentários.