quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Buraco na camada de ozônio para de aumentar

Imagem da Nasa mostra o tamanho do buraco na camada de ozônio em 14 de setembro de 2010


O sol, estrela de quinta grandeza. Astro que nos dá energia e força, além de temperatura, calor suficiente, para que a vida seja preservada. Porém emite radiações nocivas e se não houvesse a defesa que reduz os seus efeitos, a camada de ozônio, a vida no planeta poderia ser aniquilada.

A camada de ozônio é responsável por filtrar os raios ultravioleta, nocivos à vida quando em grande quantidade. A utilização de gazes como o CFC provocou a abertura de um grande buraco na camada de ozônio da atmosfera terrestre, o que aumentou a incidência de doenças como o câncer de pele, provocadas pelo excesso de absorção de raios ultravioleta pelo organismo.

Mas uma boa notícia vem trazer grande esperança para a humanidade. Esse escudo natural que nos protege, parou de aumentar.
______________________________________________

Os esforços internacionais para proteger a camada de ozônio parecem ter surtido efeito, segundo novo relatório das Nações Unidas.

O escudo natural que protege a vida na Terra de níveis nocivos de radiação ultravioleta não está mais diminuindo.

Segundo a NU, além de prevenir milhões de novos casos de câncer de pele e catarata ao ano, a proteção da camada de ozônio também trouxe outros benefícios, como ajudar a diminuir o efeito estufa.

Entenda

A relação é simples: uma vez que muitas substâncias destruidoras da camada do ozônio também são causadoras do efeito estufa, sua proibição geraria também a diminuição do aquecimento global.

O estudo foi revisado por 300 cientistas de todo o mundo e é uma parceria do UNEP (Programa do Meio Ambiente das Nações Unidas) e da UN WMO (Organização Meteorológica Mundial); ele foi apresentado ontem, o Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio.

Sol, perigoso sol

A queda da destruição de ozônio no mundo seu deu graças à eliminação de quase 100 substâncias antes usadas em produtos como refrigeradores e sprays em lata. A NU espera que a camada fora das regiões polares se recupere a níveis anteriores a 1980 antes da metade do século; no entanto, as projeções indicam que o buraco sobre a Antártica deve levar muito mais tempo para se fechar já que, infelizmente, a quantidade de ozônio no mundo ainda não está aumentando – apenas parou de cair.

Em 2010, as reduções de substâncias destruidoras de ozônio (expressas em equivalente de CO2) foram de 10 gigatoneladas. Os esforços foram classificados como um sucesso pelo Diretor do UNEP, Achim Steiner.

O combate a destruição da camada de ozônio começou com a assinatura do Protocolo de Montreal, em 1987, no Canadá. Sem as medidas adotadas de lá para cá, os efeitos negativos teriam aumentado 10 vezes até 2050 – elevando em mais de 20 milhões os casos de câncer de pele e 130 milhões os de cataratas e prejudicando a agricultura, a fauna e a flora do planeta.

Fonte: eco4planet

domingo, 26 de setembro de 2010

A vida do beija-flor está em risco

BIÓLOGOS AVISAM SOBRE A SAÚDE DO BEIJA-FLOR. QUASE NINGUÉM SABE DISSO.

É maravilhoso observar o beijar-flor voando de flor em flor, se alimentando e, ao mesmo tempo, polinizando, garantindo, assim, a preservação da flora. Porém atitudes consequentes da desinformação podem causar a morte desses belos passarinhos.


É a utilização dos bebedouros nas janelas para atrair e alimentar os beija-flores. Isso pode fazer um grande mal ao bichinho podendo causar até a sua morte.

____________________________________________

A FOTO AO LADO FOI TIRADA NO PARQUE DAS ÁGUAS EM S.LOURENÇO - MG,

O BEIJA-FLOR FOI RESGATADO DENTRO DO BALNEÁRIO, POIS ESTAVA CAÍDO E NÃO CONSEGUIA VOAR. “É UM ESPETÁCULO, PARECE UM CHUMAÇO DE ALGODÃO DE TÃO LEVE”





Saúde do Beija-flor

É comum quando gostamos de pássaros, especialmente beija-flores, colocarmos-lhes água com açúcar nos bebedouros. Entretanto saibam que ISSO MATA O BICHINHO.





Explicando melhor


O açúcar em contato com a água forma um fungo que traz doença, semelhante ao câncer, no biquinho do beija- flor. A saída é comprar Thrill ou assemelhados, como o Néctar que é vendido nos supermercados e que já vêm adoçados sem adição de açúcar, garantindo, desta forma, a saúde do bichinho!


O pacote custa R$ 6,70 e dura duas ou três semanas dependendo da quantidade de bebedouros que você tiver. Além do mais você pode deixar a solução lá por cinco dias sem problemas, enquanto que a água com açúcar tem que ser trocada diariamente, e o bebedouro deve ser fervido e muito bem limpo para não matar o beija- flor.


O mais impressionante é que (quase) NINGUÉM SABE disso, então, vamos divulgar essa informação, pois é muito triste sabermos que as pessoas que gostam de cuidar dos beija-flores podem acabar provocando suas mortes e nunca vão saber que eles morreram com o "veneno" que lhes demos com tanta boa vontade.


Orientações enviadas pela internauta e jornalista, Maria (Dori) Macahdo.

sábado, 25 de setembro de 2010

Faturar com o pedal e ajudar o planeta

Já é possível ser ecologicamente sustentável, mais uma vez, com a utilização da bicicleta

São poucos aqueles que têm a sorte de faturar uma grana, fazendo aquilo que gostam, e ainda ajudar o planeta. Mas isso já está acontecendo e de maneira altamente prazerosa. Já imaginou poder ganhar para simplesmente pedalar. Para os aficionados do pedal está surgindo uma grande possibilidade. E com a população que temos no Brasil, boa parte desempregada, é uma chance de ganhar pelo menos uma boa refeição.
________________________________________

Pedalar para gerar energia e ainda ganhar dinheiro. Bom, não?

O que muita gente faz de graça – e por prazer – pode render uma grana. O Crown Plaza Hotel, em Copenhague, Dinamarca, dá chance para quem quer fazer uma boa refeição sem deixar de cuidar do planeta.

O hotel disponibiliza bicicletas ligadas a um gerador de eletricidade para os hóspedes voluntários. Cada um deles deve produzir pelo menos 10 Watts/hora de eletricidade. São aproximadamente 15 minutos de pedalada para um adulto saudável.

Após o exercício, o hóspede recebe um generoso vale-refeição: 26 euros, aproximadamente 60 reais.

Se essa moda pega no Brasil ia ter gente pedalando em tudo que é restaurante da cidade.


Fonte: eco4planet.


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O mundo sem carros

Running on Empty from Ross Ching on Vimeo.

Seria maravilhoso se, ao menos, um dia fosse possível desfrutar de ar puro, sem o barulho, sem a poluição e tudo o mais que os engarrafamentos e buzinaços provocam. É um sonho, mas é sabido que o sonho do ser humano o levou a relizar coisa incríveis. Quem sabe o incrível possa acontecer?

________________________________________

“E se, amanhã, todos os carros desaparecessem?”

Foi essa a pergunta que motivou Ross Ching a criar o projeto Running on Empty(Correndo no Vazio). Cansado do trânsito caótico da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, Ching resolveu fazer um vídeo no qual tenta criar uma realidade onde não existem carros nas ruas e avenidas.

O projeto foi inspirado nas fotos da solitária Los Angeles do artista Matt Logue e nos questionamentos: “Se os carros desaparecessem, como as pessoas reagiriam? Como o meio ambiente se comportaria?”.

“A ideia era mostrar como estamos em um grande círculo, que une as pessoas que convivemos todos os dias no trânsito”, diz Ross. “Quero tratar sobre essa relação de amor e ódio de todos que passam muito tempo dentro dos carros”, completa.

Para realizar as fotos que deram origem ao vídeo, o americano colocou uma câmera posicionada em vários pontos da cidade. Depois selecionou as fotos que não tinham carros e editou aquelas em que apareciam alguns poucos automóveis.

Depois disso, construiu uma ordem cronológica unindo as fotografias e colocou uma música de fundo. Por mais melancólico que uma cidade abandonada pareça ser, o vídeo cria uma realidade que nos faz questionar sobre o modelo de vida levado nos grandes centros urbanos.

Fotógrafo cria vídeo com uma realidade sem carros

Respeito e meio ambiente

O trabalho de Ross Ching pode ser relacionado com dois pontos listados na Carta da Terra. São eles a Integridade Ecológica e o Respeito e cuidado pela comunidade da vida.

Se não existissem carros nas ruas, como as pessoas se comportariam? Claro que o desenvolvimento mundial impede a viabilidade de tornar esse desejo em realidade, entretanto, uma saída seria diminuir o acesso ao carro e utilizar outros meios de transporte como alternativas.

“Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, em uma época em que a humanidade deve escolher o seu futuro”, é o que diz a Carta da Terra. O documento lista os principais assuntos em prol de um mundo mais sustentável e justo. A prevenção ao dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental é um desses tópicos.

Então, por que não deixar o seu carro em casa e optar pela bicicleta ou outro transporte sustentável? Atitudes simples podem mudar a realidade na sua rua e reverberar de forma global.

Fonte: eco4 planet

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

sábado, 11 de setembro de 2010

Cerrado: ainda restam 68% de área preservada

O bioma tem parte de seu espaço utilizada para o cultivo principalmente da soja

No dia em que é comemorado o dia do Cerrado, esse bioma que cobre boa parte do oeste baiano vem perdendo espaço para o cultivo da soja e do algodão, além do carvão vegetal. Em todo o Brasil, de acordo com o IBGE, dos dois milhões de Km² de cerrado originais, restam pouco mais de um milhão. Dados da Secretaria Estadual do Meio Ambiente atestam que o estado tinha originalmente 12 milhões de hectares, dos quais restam 68% ainda preservados.






O perigo


A Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) diz que a região possui pelo menos seis milhões de hectares propícios à agricultura (com terras planas e bons índices pluviométricos), com cerca de 1,7 milhão já cultivado. Com isso houve uma produção, na última safra, de seis milhões de toneladas.


Responsável por 70% da produção agrícola do estado, o Cerrado vinha crescendo a um ritmo de 6% a 7% ao ano nas novas áreas destinadas à produção, entretanto nos últimos dois anos essa média caiu para 1,7% ao ano.


Esperança


Nessa última semana, durante o VI Seminário Biodiversidade do Cerrado que aconteceu em Barreiras, oeste da Bahia, foi discutida a proposta de emenda da Constituição Estadual (PEC) que torna o Cerrado e a Caatinga patrimônios estaduais, o que já acontece com a Chapada Diamantina, a Mata Atlântica e o Raso da Catarina.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

PARA FALAR DAS FLORES

A PRIMAVERA SE APROXIMA

A natureza nos proporciona maravilhas. As flores são um exemplo desse oferecimento de beleza. Com a chegada da primavera e, como consequência em maior quantidade, as flores ornamentam o nosso dia-a-dia, se fazendo presentes nas árvores de ruas e praças nas cidades e no campo, colorindo a nossa vida.

São, também, sinônimo de fecundidade. A celebração da vida. A preparação para a chegada de um novo fruto, um novo rebento vegetal para nos alimentar ou, simplesmente, nos deleitar com a belezura de suas pétalas, de suas cores diversas e formatos tão variados.

Flores, continuem a nos trazer a felicidade de poder admirá-las. E continuem a encher a nossa vida com sua beleza sutil.