quinta-feira, 22 de março de 2012

Greenpeace lança campanha pelo desmatamento zero

O Brasil tem tudo para mostrar ao mundo com quantos paus - ou árvores - se constrói uma nação do futuro, que garanta a prosperidade de seu povo sem recorrer à destruição do meio ambiente.

Com essa afirmação o Greenpeace dá a partida para a campanha DESMATAMENTO ZERO nas florestas brasileiras. Segundo a ONG, a floresta amazônica já encolheu cerca de 20 mil quilômetros quadrados. Apesar disso, o governo e o Congresso não vêm se preocupando muito com o problema, a exemplo do novo Código Florestal que não ata nem desata.

Por causa disso, o Greenpeace lançou hoje, 22, em Manaus, Amazonas, a campanha com o objetivo de coletar 1,4 milhão de assinaturas para levar ao Congresso Nacional um proposta de lei de iniciativa popular, nos moldes da Ficha Limpa, para colocar a taxa de desmatamento no Brasil no único nível em que pode ser considerada aceitável: o zero.

“O Brasil devasta muita floresta há muito tempo, sempre em nome do desenvolvimento. Esse modelo, que não fazia sentido no passado, faz menos ainda no presente”, diz Marcelo Furtado, diretor-executivo do Greenpeace no Brasil. “As florestas são parte da identidade do brasileiro. E garantir a sua sobrevivência é garantir nosso bem-estar futuro. Zerar o desmatamento é a forma mais barata e rápida de o Brasil contribuir para a mitigação do aquecimento global”.

São nossas matas que regulam os ciclos climáticos, e garantem as chuvas que irrigam e mantêm o vigor da nossa agricultura. Elas ainda ajudam a gerar nossa energia e a suprir de água quase 200 milhões de brasileiros. E é, do mesmo modo, graças a elas e à sua biodiversidade, que podemos viver num país que é lindo por natureza. Sem elas, o Brasil deixaria de ser o Brasil que a gente ama e conhece.

Fonte: Greenpeace

segunda-feira, 19 de março de 2012

Prepare-se: a Hora do Planeta vai ser no sábado, 31 de março

A Hora do Planeta, movimento organizado pela ONG WWF desde 2007, é o maior ato voluntário pelo meio ambiente de todo o mundo. Durante 1 hora, pessoas, empresas e cidades apagam suas luzes para nos fazer pensar em como estamos agindo para proteger a Natureza, reduzir o consumo, promover a sustentabilidade e evitar o aquecimento global.



Neste ano a data marcada é 31 de Março (sábado), das 20h30 às 21h30, e a expectativa é de que mais de um bilhão de pessoas participem (número já atingido em 2011), tendo cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília já confirmado o desligamento da iluminação de prédios públicos/pontos turísticos.






Fonte: eco4planet