sexta-feira, 27 de junho de 2014

Animais Silvestres: uma séria preocupação ambiental no Brasil



Estudos comprovam que o Brasil é o mais rico em meio aos 17 países de Megadiversidade, ou seja, que juntos detêm 70% das espécies do planeta. Resumindo: nosso país está em primeiro lugar em diversidade de fauna e flora.


Mas essa riqueza representa preocupação para ambientalistas e organizações de proteção à biodiversidade, principalmente no que diz respeito à fauna silvestre, devido às investidas criminosas realizadas pelo tráfico desses animais. 


A Lei 9.605/98, nova lei de Crimes Ambientais, define nos seu Artigo 29, Parágrafo 3º, o que é, de forma bem clara, animal silvestre: "são espécimes da fauna silvestre todos aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham todo ou parte de seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do território brasileiro, ou águas jurisdicionais brasileiras". Porém, para que essa lei seja seguida e possa ser praticada com o devido rigor, se faz necessário a participação da sociedade vigiando, denunciando, se engajando em campanhas para chamar a atenção da fiscalização contribuindo, assim, para aplicação da lei e com isso proteger nossa fauna e flora de maneira consistente. 
 

Todos, ou a maioria, estão sempre contribuindo para a proteção de cães, gatos e outros animais domésticos, aqueles criados em casa, que não são animais silvestres. Sabe-se que a lei não permite a criação de animais silvestres em casa. Eles devem viver soltos, na natureza, que é o verdadeiro lar, o verdadeiro habitat, onde podem se reproduzir e dar continuidade à vida e à preservação de suas espécies. Por isso, se podemos proteger animais domésticos, vamos, também, contribuir para a proteção dos animais silvestres, para que possam viver e embelezar a natureza e as nossas vidas, não esquecendo a flora silvestre, sem a qual esses animais não conseguirão sobreviver.


A fauna e a flora, junto com outros recursos, cumprem um papel importantíssimo no ecossistema, o que as torna indispensáveis para que ele possa estar sempre equilibrado. Do equilíbrio entre esses fatores surge a harmonia ambiental responsável pela conservação da vida em nossa biosfera. Todas as espécies existentes no planeta devem ser preservadas. A falta de uma delas contribui para a alteração da dinâmica do sistema. Fauna silvestre é a “vida natural em liberdade”. Vamos preservar. A vida no planeta agradece.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos não utilizar palavrões, xingamentos ou ofensas nos comentários.