sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Biocombustível: carnaval de Salvador é na base do verde
Segundo dados da Secretária do Meio ambiente do Estado da Bahia, em seis dias de folia no carnaval de Salvador são liberadas 155 toneladas de gás carbônico (CO2,) somente por conta da utilização do diesel comum nos famosos trios elétricos.
Por isso, desde 2008, estes caminhões se abastecem com a mistura de biodiesel ao diesel comum, mistura que esse ano irá contar com 20% de combustível alternativo. Mostrando que mesmo nas comemorações é possível respeitar o meio ambiente e pensar sustentável, a política adotada há dois anos será fortalecida no carnaval de 2010, na tentativa de reduzir a pegada ecológica da grande festa popular.
Darcles Andrade, gerente regional de comunicação da Petrobras no nordeste, afirmou que a medida ganhou destaque no caranaval deste ano graças às discussões realizadas na Conferência do Clima, em Copenhague, que ampliaram o assunto para a grande população. “Este será um carnaval sustentável. Esperamos reduzir a emissão de carbono em cerca de dez toneladas.”, garantiu.
O carnaval e as árvores
Para este ano, também está prevista a compensação de emissões de gás carbônico emitido, principal gás poluente liberado pela queima de combustíveis. Para balancear os gastos e os danos da poluição, haverá o plantio de mudas de árvores.
Só em 2009, 33.320 mil mudas de árvores nativas e frutíferas foram plantadas em 20 hectares de reservas, parques e áreas verdes em geral do estado: dez hectares de área da Refinaria Landulpho Alves, em São Francisco do Conde, em quatro hectares do Parque Estadual da Serra do Conduru, no sul do estado, em dois hectares do Parque de Pituaçu e em mais quatro hectares de área metropolitanas de Salvador.
Fonte: eco4planet
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Solicitamos não utilizar palavrões, xingamentos ou ofensas nos comentários.