quinta-feira, 14 de julho de 2011

Porque devemos reciclar

No dia 27 de abril deste ano, você leu sobre o significado de reciclagem. Hoje vamos entender porque devemos reciclar o que jogamos fora diariamente. Afinal quase tudo o que descartamos pode ser novamente reaproveitado.

O Brasil produz 240.000 toneladas de lixo diariamente. Uma pessoa produz aproximadamente cinco quilos de lixo por dia. Imaginemos a quantidade de lixo produzida no mundo todos os dias. Podemos dizer que isso é assustador. Afinal, para onde vai tanto material descartado pelo ser humano?

Claro que ninguém deseja abrir mão do conforto, ainda mais com melhores condições de vida geradas pelo aumento do poder aquisitivo que possibilita mais consumo, maior produção industrial. Isso significa mais lixo: embalagens, latas, garrafas etc.

Há vários tipos de lixo: hospitalar, industrial (químico, gazes, carvão mineral...), agrícola (fertilizantes, esterco...), radioativos, tecnológico e doméstico (alimentos). A maior parte do lixo doméstico produzido, na faixa de 88%, vai para os aterros sanitários e acaba produzindo mais lixo como o gás metano – um dos possíveis causadores do efeito-estufa – e o chorume que absorvido pela terra pode entrar em contato com os lençóis freáticos, poluir os rios e contaminar a água que bebemos.

No Brasil apenas 2% do lixo produzido é reciclado e sabe por quê? Reciclar é 15 vezes mais caro que jogar o lixo nos aterros.




Mas lembre-se, uma garrafa de vidro ou de plástico pode levar até um milhão de anos para desaparecer no meio-ambiente e uma lata de alumínio 80 a 100 anos. Mas podem ser reciclados. Não perdem as propriedades e voltam para ser consumidos novamente.

Separe o lixo logo em casa, isso evitará mais poluição e cada tipo será levado para o destino devido sem prejuízo ao meio-ambiente. Atitudes simples com essa servem para evitar mais poluição e contribuem para o nosso bem estar e dos nossos descendentes, pois nossos filhos e netos vão sofrer com o racionamento de água e com problemas respiratórios.




Você pode evitar que uma árvore seja cortada se possibilitar a reciclagem de 50 quilos de papel; isso mesmo, aquele papel que jogamos fora todos os dias poderia ser reciclado se direcionado para o lugar certo. Quantas latinhas de cerveja você joga fora por semana? Pense: 50 quilos de alumínio reciclado evita a extração de 5.000 quilos de bauxita, o minério base para a fabricação desse metal. Quebrou o copo de vidro? Não tem problema. O vidro pode ser reciclado infinitamente e um copo quebrado pode dar origem a outro do mesmo tamanho; um quilo de vidro quebrado pode dar origem a exato um quilo de vidro reciclado.



Será que devemos depositar todo esse potencial reciclável nos aterros?  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos não utilizar palavrões, xingamentos ou ofensas nos comentários.