terça-feira, 13 de setembro de 2011

Obra de da Vinci chama a atenção para o degelo ártico

Volume do gelo na região já está 51% menor que a média, desde quando começaram as medições



Arte utilizada para o bem da natureza e preservação do meio-ambiente. Mais uma ação do Greenpeace para chamar a atenção do público para a possibilidade de uma futura tragédia ambiental.

______________________

O volume de gelo na Região Ártica é o menor desde que começou a ser registrado. Para chamar a atenção pública para esse dado alarmante, o Greenpeace, em parceria com Johan Quigley, montou um “Homem Vitruviano” no gelo.

O famoso estudo do corpo humano feito pelo gênio Leonardo da Vinci foi montado pelo artista a pedido da ONG. Com isso eles querem que o mundo pare para pensar nas ações do homem agindo no ambiente e como isso afeta a todos nós.

Segundo a Universidade de Washington (EUA), em julho de 2011 o volume de gelo ficou 51% menor do que a média e 62% menor que a medida máxima, estimada para 1979.

O Rio+20 vem aí e nós esperamos que decisões importantes sejam tomadas para diminuir – e acabar – com problemas do meio ambiente.




Fonte: folha.com

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Desmatamento aumenta na Amazônia para criar gado



Tudo bem que alimentar a população mundial se tronou um sério problema e de difícil solução se nos basearmos nos moldes da agricultura ou pecuária naturais. Mas degradar a floresta mais importante do planeta somente para criar gado é no mínimo insensato.

No entanto a Floresta Amazônica, considerada o ar condicionado da Terra, está cada vez mais degradada devido ao desmatamento, justificado pela necessidade de espaço para a criação de gado – diga-se de passagem: o número de cabeças de gado no Brasil é superior à população do país.
________________________________

Num estudo inédito realizado pelo Inpe e Embrapa foi constatado que mais da metade da Floresta Amazônica desmatada serve para pastos. São mais de 70 milhões de cabeças de gado espalhados pela Amazônia Legal (área maior que o bioma Amazônia).

O fato é estarrecedor, uma das florestas mais importantes do mundo acabando para a criação de gado. Fora todas as manifestações anticonsumo de carne, há ainda muita terra no país que poderia ser usada sem ameaçar a floresta.

Dos 719 mil quilômetros quadrados, cerca de 110 mil são só para pasto sujo, aquelas com vegetação ou regeneração do pasto.

Isso deveria ser proibido por lei, ou melhor, a lei deveria ser aplicada, mas no Brasil…

Com isso, o aquecimento global comemora e agradece.



Fonte: info