![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgETl-Pr4TlU4I6TB4BznMV5Q_y221YXgIPV1smBSgF8S6CfyVCfqUBmgNbIMpFkoK0g57OCybbv4QTmzR8SEzV4b0Rdm2IDcSymYovMRPbnGEWy0u9VzNVjXZAeLn7AtAJ1O2kF6cuNvA/s320/aves_migratorias_2.jpg)
Várias espécies de animais marinhos correm o risco de extinção por causa do aumento na temperatura das águas. Muitas não conseguem sobreviver em águas mais quentes, como baleias e golfinhos que podem, até encalhar por causa das altas temperaturas. É um efeito dominó: aumenta a temperatura, o manto de gelo derrete e diminui a área de alimentação por falta do oceano salgado. Algumas populações de pinguins diminuíram 33% em regiões da Antártida por causa da decadência do habitat.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEge3ARGcGnsvpiSWzjuovm9D5Dv3PQ7-Vn1DvsdGu3sv6ktmfP89r5fo0NAcaOYigxI-LWm2dhs8PqWI4osNN9vmYSjlNMYncCwwZ0R6Dpzu3m2lmZUBpKz4PJ0Qwb_Z74JNQZHBdZk52A/s320/Mosquito-malaria_ACRIMA20100929_0008_13.jpg)
Essas variações da temperatura ambiente podem causar problemas gigantescos ao planeta, a começar pelas migrações. O aumento do nível das águas pode fazer com que milhões de pessoas tenham que sair de suas casas à procura de condições de sobrevivência, o que acarretará problemas sociais e econômicos nos locais onde se instalarem. Animais começam a fugir do seu habitat natural procurando regiões onde possam encontrar um clima semelhante ao seu original, mosquitos transmissores de doenças podem, também, migrar levando consigo moléstias a locais onde elas nunca existiram, ou seja, doenças como Dengue e Malária podem fazer muitas vítimas nesses locais. A biodiversidade será afetada na medida em que as espécies terão que se adaptar a novos regimes climáticos, usarão da migração para procurar locais mais adequados ou mesmo se extinguirão.
Com o aumento da temperatura do planeta, a quantidade de furacões e tornados incidirão com maior frequência em todas as regiões e, por exemplo, no Brasil, a Floresta Amazônica será afetada tão drasticamente que poderá se transformar em uma savana.
É imperativo que a humanidade tome consciência da necessidade de ações que possam reverter o aquecimento global, como não poluir, evitar queimadas, diminuir o consumo de combustíveis fósseis, combater o desmatamento. Com ações como essas será possível garantir um mundo mais equilibrado e qualidade de vida para todos. A nossa casa – a Terra – agradece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Solicitamos não utilizar palavrões, xingamentos ou ofensas nos comentários.