segunda-feira, 8 de julho de 2019

A BARATA E SEU PAPEL NO MEIO AMBIENTE




Um inseto considerado asqueroso, nojento e fedorento. Assim é vista a barata na opinião da maioria das pessoas.


Importância


Como todo ser vivo na face da terra, a barata tem uma função especialíssima na Natureza: é uma faxineira. Ela come de tudo e vive praticamente em todos os lugares. Devora rapidamente, cadáveres, restos de alimentos, toneladas de fezes, papel, cigarros e pasmem! Plásticos. É! Come até plásticos. É uma excelente faxineira da Natureza.

A barata faz parte de uma complexa cadeia alimentar, mas não seria um problema para o mundo, não seria um grave problema ambiental caso, repentinamente, fosse extinta. Na Natureza, caso um inseto venha a faltar, certamente um outro inseto assumirá a sua função, porém não seria tão simples; levaria um longo tempo para que essa mudança acontecesse. Como a barata é nossa companheira diária e vive a nos incomodar, não faria grande falta. Não seria problema se desaparecesse das nossas vidas. Com certeza não faria falta. Mas as baratas que vivem no campo, nas florestas são de grande importância para o ambiente. Elas se alimentam de tudo que está em decomposição na floresta e sem ela a floresta não sobreviveria.

A barata também tem os seus predadores naturais: ratos, aves, escorpiões, lagartixas, aranhas, formigas, besouros, ratos e outros mais. Caso ela desapareça pode haver uma greve desestabilização das populações animais. E mais: com o sumiço desse inseto passaríamos a sofrer com o grande acúmulo de dejetos humanos nos esgotos e fossas sanitárias e não haveria a enorme contribuição dela na limpeza dos cemitérios.


Origem


Os mais antigos registros datam do período Carbonífero, há cerca de 320 milhões de anos. O reconhecimento se deu por assas encontradas em um tipo de fossilização onde o relevo das nervuras fora bem preservado. Característico de cada espécie, esse padrão de nervuras, permitiu a identificação das espécies. As mais antigas baratas da América do Sul pertencem ao final do Carbonífero (280 milhões de anos).



Na região de Santana do Cariri, Ceará, nas rochas calcárias de Formação de Santana, datadas de 112 milhões de anos, período Cretáceo inferior, foram encontrados insetos incrivelmente preservados. As baratas foram contemporâneas dos dinossauros. E, morfologicamente, mudaram muito pouco de lá para cá. Variaram apenas no padrão e número das nervuras das asas e espinhos das patas. E nada se sabe, ainda, dos benefícios dessas mudanças.  


Longevidade


Apesar de haver datações do período Carbonífero de 320 milhões de anos atrás, isso pode estender-se até 400 milhões de anos. A expectativa de vida da barata varia, em média, entre 6 meses a 3 anos, podendo a fêmea colocar uma média de 225 ovos durante a sua vida.


Radiação nuclear


Sim. É possível que a barata sobreviva a uma guerra nuclear. Mas não é tão fácil. Para que sobreviva será necessário que não esteja muito próxima do centro de ação da bomba, caso contrário seria morta pelo excessivo calor gerado pela explosão.



As suas características morfológicas, como corpo pequeno e achatado permitem que esse inseto possa esconder-se em frestas, protegendo-se da radiação.


Contaminação


Normalmente, quando estamos almoçando e vemos uma mosca pousar em nosso alimento, apenas abanamos com a mão para enxotar o inseto sem sabermos o quanto esse bichinho é nocivo para nós. Mas ao vermos uma barata se aproximando da nossa comida o desespero toma conta. E o problema é sério; a barata é um vetor de doenças importantes. Por andarem em esgotos e outros lugares tão sujos quanto, ela acaba carregando em seu corpo uma infinidade de bactérias e caminhando pelos alimentos podem contaminá-los e provocar problemas de saúde nos seres humanos. Os excrementos e restos do seu corpo, após as mudas, podem provocar crises alérgicas, tais como erupções cutâneas, lacrimejamento e coriza.



A barata transmite, pelo menos, 13 doenças ao ser humano. Apenas pelo simples contato ou por sua saliva e seus excrementos. Dentre as doenças podemos citar: hepatite, tifo, disenteria e ainda envenenamento de alimentos.



Pelo visto podemos ver que as baratas têm uma enorme importância ecológica. Mas, se possível, vamos sempre expulsá-las de nossas casas, porém deixá-las viver na floresta, onde realmente têm uma função altamente necessária. 


Márcio Vieira DRT 4430 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos não utilizar palavrões, xingamentos ou ofensas nos comentários.