sexta-feira, 3 de abril de 2009

Ex- ministra Marina Silva é premiada por luta ambiental


Pelos seus esforços para a preservação da Amazônia, "o maior e mais rico ecossistema da Terra: a floresta amazônica", a ex-ministra do Meio Ambiente (PT-AC), é a vencedora do prêmio Sophie 2009. O anúncio foi feito no último dia 1º na Noruega e junto com o prestígio adquirido com o prêmio, a senadora ganhou US$ 100 mil. Os jurados que escolheram Marina, 51 anos, avaliaram a sua coragem e luta que a levaram a conseguir resultados “sem comparação” no campo de proteção de florestas.

Marina, junto com o líder seringueiro Chico Mendes – assassinado em 1988 –, militou pela proteção do meio-ambiente. Nasceu de uma família de seringueiros e ao lado de seus 11 irmãos viva da extração da borracha nos seringais. A despeito de ser analfabeta até a adolescência, estudou e formou-se em História na Universidade Federal do Acre.

Apesar de sofrer muitas pressões de fazendeiros, Marina, baseou-se na lei para proteger a floresta, que é fundamental para a proteção da vida, pois absorve grande quantidade de dióxido de carbono (CO2), um dos causadores do efeito estufa. Além da sua militância em prol do meio-ambiente, mas principalmente pela sua batalha para a conservação da Floresta Amazônica, o júri do prêmio afirmou: "Seu esforço para assegurar um manejo sustentável da terra em que vivemos é uma inspiração para todos nós."

Após quase cinco anos no posto de ministra do Governo de Luis Inácio Lula da Silva, Marina demitiu-se em maio de 2008. O prêmio deste ano, que será entregue em uma cerimônia em Oslo, no dia 17 de junho, é uma criação do escritor norueguês Jostein Gaarder e a mulher dele em 1997. O título é baseado no maior sucesso do autor, “O mundo de Sofia”. O vencedor do ano passado foi o biólogo norte-americano e escritor Gretchen C. Daily.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos não utilizar palavrões, xingamentos ou ofensas nos comentários.