terça-feira, 3 de junho de 2014

Crime ambiental ou apenas manutenção?



Pelo menos 10 árvores frondosas, que ficavam na entrada do terminal de São Joaquim, foram derrubadas pela Internacional Marítima, concessionária que opera o sistema ferry boat, em Salvador. 


Das árvores, cada uma com mais de 30 anos, restaram apenas tocos com as raízes, entre os bancos que servem de descanso para os passageiros que esperam nas filas, quase sempre longas e demoradas, para fazer a travessia Salvador Bom Despacho, e que agora não vão ter mais a sombra para protegê-los do sol que não é fraco na capital baiana.


Com a ausência das árvores, a fauna local também fica prejudicada, pois as aves não terão mais abrigo e alimento, o que provoca sério desequilíbrio ecológico. As aves migram e insetos e outros animais, muitos deles nocivos à saúde do ser humano, proliferam e acabam por transmitir doenças. É importante lembrar que as árvores, contribuem para a purificação do ar, reduzindo os níveis de CO2 na atmosfera. 


Em contato com a Internacional Marítima, fomos informados de que se trata de poda periódica, por questão de segurança. Muitas árvores estavam com galhos atingindo fios de alta tensão e outras com raízes enfraquecidas e que poderiam até cair sobre os usuários. A empresa ainda afirmou que a maioria das árvores foram preservadas e continuam oferecendo sombra e abrigo.

Fotos: reprodução facebook.

Por Márcio Vieira (reg. 4430).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos não utilizar palavrões, xingamentos ou ofensas nos comentários.