quinta-feira, 5 de junho de 2014

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE




Hoje, dia cinco de junho, dia do Meio Ambiente e da Ecologia, não poderia deixar de falar um pouco sobre o assunto, que é de grande preocupação para a humanidade. O que estamos fazendo para melhorar as condições para o prosseguimento da vida no planeta? Da vida em geral: nós seres humanos, animais, vegetais e toda forma de vida existente e que a cada dia vem sucumbindo perante as atitudes destruidoras realizadas por nós mesmos.



Será que temos o que comemorar? No Brasil, um país, dotado de grandes mananciais, já se pode sentir os efeitos do desequilíbrio ecológico gerado pelas nossas intervenções no meio ambiente. Um exemplo é a cidade de São Paulo que já sente a falta de água, causando sofrimento e apreensão na população. Será o início de um grave problema, daqueles que já vimos em filmes, em que acontecem batalhas por um pouco de água para a sobrevivência de um povo?



Muitas perguntas para as quais ainda não existem respostas. Porém já existem fatos concretos que determinam os níveis de poluição do ar, da água e do solo, diminuição da biodiversidade e da água potável, desmatamento desenfreado, extinção de animais, destruição da camada de ozônio, entre tantos outros impactos diretos e profundos no equilíbrio do ecossistema do planeta.



O dia Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 e após 44 anos todos os impactos negativos que contribuíram para a criação desta data não só ainda estão aí com também se tornaram ainda mais nocivos: a produção de lixo aumentou; a emissão de poluentes pelas indústrias cresceu; aumentou a demanda por recursos naturais. Isso tudo exige ainda mais do nosso planeta.



A humanidade precisa urgentemente refletir sobre o que tem feito para amenizar esse processo de destruição da nossa casa, nossa biosfera, nosso único mundo que pode abrigar a vida como a conhecemos. Diretrizes governamentais não atendem as necessidades de preservação do meio ambiente. Por isso é preciso evoluir a nossa consciência ambiental para almejarmos um mundo melhor e para isso é importante conhecer formas de aliviar o planeta de resíduos.



Veja como podemos começar a ajudar o nosso planeta:



1. Evitar o desperdício de alimentos.  Alguns vegetais, como couve, possuem talos que muitas vezes vão direto para o lixo. Você pode reaproveitá-los ao fazer recheios de tortas, patês ou até em escondidinhos. Dicas de como evitar o desperdício de outros alimentos.



2. Seja consciente ao usar água e energia, além de ajudar o meio ambiente você ainda economiza aliviando o seu bolso.



3. Recarregue cartuchos. Pouca gente sabe, mas os cartuchos de impressoras geram resíduos sólidos e líquidos que são potencialmente poluidores para o meio ambiente. Quando você opta por uma recarga de cartuchos, além de ajudar o seu bolso (cartuchos não são baratos) estará também contribuindo com a saúde do planeta, pois a produção de um novo cartucho gera outros processos poluentes. Saiba mais.



4. Reaproveite papeis já impressos para rascunho. Já sabemos que para cada tonelada de aparas (papeis cortados usados na reciclagem) deixa-se de cortar de 15 a 20 árvores. Quer motivo melhor? Além das 20 árvores salvas, você também ajuda na economia da água e da energia que são utilizadas durante a produção.



5. Leve uma caneca para o trabalho, assim você evita o uso constante de copos descartáveis. 



6. Descarte pilhas e baterias em coletores apropriados. Existem muitas empresas que oferecem um local de descarte.



Essas são algumas maneiras de comemorar o Dia do Meio Ambiente e da Ecologia de forma eficaz. Repasse essas informações preciosas, de práticas sustentáveis, para os familiares e vizinhos. O nosso planeta agradece e muito. 

Por Márcio Vieira (reg. 4430)
Fonte: Jornal Dia a Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos não utilizar palavrões, xingamentos ou ofensas nos comentários.