domingo, 20 de setembro de 2020

21 DE SETEMBRO, DIA DA ÁRVORE

 


Queimadas, incêndios... não importa a denominação. Importa, sim, a destruição. Hectares e mais hectares devastados. A flora pede socorro, não consegue se livrar de um mal provocado pelo maior predador do planeta. Aquele que, em nome da ganância, acredita ser o dono das decisões da Natureza e sai, em meio ao ambiente, delapidando o pouco verde que ainda resta.

Dia da árvore. Será que a Natureza tem o que comemorar? Será que nós, humanos predadores, podemos comemorar esse dia, já que nada é feito para minorar o que já está consolidado? De acordo com a nossa última postagem é possível concluir que não existe interesse do poder público em solucionar o problema. E a complicação é mundial. Claro que no Brasil está tudo saindo de controle, ou já saiu mesmo. 
A Mata Atlântica, por exemplo, um bioma de floresta tropical, que já predominou em grande parte da América do Sul, e no Brasil, ocupando territórios desde a Região Nordeste até a Região Sul e parte da Região Centro-oeste, hoje está reduzida a fragmentos.

O Cerrado é mais um bioma ameaçado. Abrange vários estados brasileiros, desde a Região Nordeste até parte da Região Sul. Estende-se por cerca de 2,0 milhões de Km2. Com a queimadas criminosas na região, o Cerrado é mais um bioma que pede socorro e nada está sendo feito para aliviar a pressão sofrida, no local pela Natureza.

A Amazônia é uma floresta tropical, extremamente úmida, que cobre grande parte da bacia amazônica, na América do Sul, com cerca de 5,0 milhões de Km2, sua maioria concentrada no território brasileiro num total de 60%. Nela encontra-se o rio Amazonas, o mais longo e caudaloso do mundo, de acordo com pesquisas recentes. A partir de 1960, com maior introdução humana na região, teve início o desmatamento para a preparação do solo para a agricultura e a pecuária. Resultado: desmatamento sem controle. A Amazônia é considerada o ar condicionado do mundo. Lá são formados os rios voadores, que servem para levar umidade e oxigênio para outras regiões da América do Sul. Porém tanto quanto o Cerrado e a Mata Atlântica, a Amazônia vem sendo devastada por queimadas e derrubadas de árvores nativas seculares.

O Dia da Árvore deveria ser sempre um momento de reflexão para a humanidade, entretanto, no cotidiano, o ser humano parece estar esquecendo que o planeta Terra é uma célula viva e, como toda célula, precisa de um bom tratamento para que sobreviva. Não temos um médico fora do planeta (ao menos não sabemos ter) para realizar o que é necessário para curar esse “câncer”, o maior predador, que o está destruindo. O planeta clama por socorro e, aos poucos, está revidando os maus tratos que vem sofrendo. O aquecimento global, as alterações climáticas, são os avisos de que a Natureza vai dar o jeito dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos não utilizar palavrões, xingamentos ou ofensas nos comentários.