segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Arroz alimenta metade da humanidade

Das oito mil variedades de arroz existentes no mundo, o integral é o mais nutritivo

 Rico em fibras, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B, o arroz integral é um alimento dos mais completos. Ao contrário do arroz branco – o processado nos moinhos –, do integral só é retirada a casca preservando-se o endosperma que é o revestimento situado entre o grão e a casca; nele está a maioria dos nutrientes do arroz, alimento que fornece cerca de metade das calorias diárias a metade da população mundial.

No processamento industrial o arroz perde 75% dos nutrientes contidos no endosperma como óleos, proteínas, hidratos de carbono, vitaminas A, B1, B2, B6, B12, ácido pantotênico, dentre outros. Todos esses nutrientes são perdidos no processamento e são incorporados ao farelo que alimenta animais. O resultado é que até os porcos acabem sendo mais bem alimentados que o ser humano. O farelo combate o excesso de colesterol e elimina as toxinas.


Existem 8.000 variedades de arroz e as pessoas que estão habituadas a comer o grão conhecem pouquíssimas. Dentre elas podem ser ressaltadas as mais populares:
•    Basmati – arroz aromático e de sabor aproximado ao da noz, com textura leve e delicada.
•    Arbório – grão longo, aromático e de textura suave. Pode ser encontrado branco ou integral.
•    Arroz vermelho do Butão – vermelho, sabor forte de noz e é cultivado nos Himalaias.

Recentemente pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) descobriram que algumas propriedades do arroz integral podem diminuir as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas, câncer, diabetes e obesidade.

O grupo da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP passou oito anos estudando as propriedades nutricionais de todas as variações do arroz (polido, integral, parboilizado, preto e vermelho) para chegar às últimas descobertas, divulgadas no dia 28 de outubro.

De acordo com esses resultados, o arroz integral é o único que conserva os chamados compostos bioativos, que são aqueles que têm atividades sobre organismos vivos. No caso do arroz, já foram confirmados pelo menos dois tipos de atividades: antioxidante e hipocolesterolêmica (reduz a taxa de colesterol no sangue).

Um dos compostos responsáveis por essas atividades é o orizanol, substância própria do arroz, que possui as duas propriedades. Além dele, a vitamina E e os compostos fenólicos apresentam atividade antioxidante, capazes de evitar o estresse oxidativo no organismo, relacionado a problemas cardiovasculares, câncer e inflamações, isto é, a doenças crônico-degenerativas não transmissíveis, em geral.

Segundo a professora Ursula Lanfer Marquez, coordenadora da linha de pesquisa Características nutricionais e propriedades funcionais do arroz, outros tipos de arroz, como o preto e o vermelho, apresentam uma atividade antioxidante ainda maior do que a do arroz integral.

A equipe pretende agora incentivar o consumo de cereais integrais não-trigo, determinar as quantidades de ingestão mínima de arroz integral para que haja efeito sobre o organismo e tentar estabelecer um reconhecimento formal de todas as propriedades benéficas do arroz.  

Essa é uma forma de o Em VErDe noVo contribuir para uma saúde melhor. Coma arroz integral seu organismo agradece.

Parte desse artigo foi teve como fonte: EcoD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos não utilizar palavrões, xingamentos ou ofensas nos comentários.