segunda-feira, 2 de setembro de 2019

ENORME ICEBERG “PASSEIA” PELO OCEANO








Desde novembro de 2016 um imenso iceberg se desprendeu da Plataforma de gelo Larsen C (C se refere a uma das regiões em que é subdividida a plataforma) no continente antártico e viaja pelo oceano. Trata-se do A68, com cerca de 5800 km², aproximadamente quatro vezes o tamanho da cidade de Londres. Ele tem 160 km de comprimento e 200 m de espessura. Por um tempo ficou preso em uma região onde o mar é raso, mas depois se desprendeu, devido à força da corrente oceânica Weddell Gyre, e continua a sua jornada pelo Mar de Weddell, próximo a uma península da Antártida, levando o seu peso de um trilhão de toneladas em direção ao Atlântico Sul. O rompimento da geleira se consumou em julho de 2017, quando aconteceu a separação completa do bloco de gelo da plataforma.

 

Icebergs são massas de gelo formadas por água doce. Mas nem sempre o são. No seu interior, geralmente trazem outros corpos a exemplo de animais, fósseis ou não. Não devem ser confundidos com banquisas, plataformas de água do mar congelada no inverno, as quais dificilmente resistem ao verão.



Titanic
Apenas 10% da massa de um iceberg fica acima do nível do mar e é capaz, embora muito lentamente, de aumentar de volume. Os outros 90% ficam submersos. É aí que está o perigo para as embarcações. Lembremo-nos do Transatlântico TITANIC, que em 14 de abril de 1912 naufragou devido ao choque com um iceberg, no Atlântico Norte, levando à morte 1.523 das 3.547 pessoas que estavam a bordo. Daí vem o dito popular (conotativo) “é apenas a ponta do iceberg”, referindo-se a um problema que aparentemente seja simples, porém de grande complexidade e só vemos o mínimo dele.
Iceberg que, possivelmente, afundou o Titanic


O A68, aparentemente, se mantém inteiro, porém já perdeu alguns pedaços de gelo consideráveis, a ponto de um deles, que caiu logo a pós a ruptura, ser tão grande que mereceu própria designação de A68b. um “filhote” com cerca de 13 km de comprimento por 5 km de largura e que atualmente encontra-se a pouco mais de 110 km da península. 


A maioria dos icebergs que se origina na Antártida, precisamente no Mar de Weddell, quase sempre são levados à Corrente Circumpolar Antártica e chegam ao Atlântico Sul singrando um caminho conhecido como iceberg alley, ou passagem de iceberg.


Imagina-se que a saída do A68 da Antártida possa afetar o nível do mar, mas isso, até o momento, não é possível de acontecer. Porém geleiras podem descarregar na plataforma de terra situada atrás dela podendo fluir mais rápido para o mar já que, com a diminuição da plataforma reduziu também o suporte dado por ela. A plataforma Larsen cobre uma área de, aproximadamente, 58.000 km² e se essa massa um dia derreter poderá elevar o nível dos oceanos em 10 cm. Porém isso pode levar décadas para acontecer.


Mudanças climáticas


Um acontecimento como esse nos faz imaginar que as mudanças climáticas têm alguma influência. Porém pesquisadores da Northumbria University, afirmam que nada tem a ver com as alterações do clima no planeta. Após pesquisas com modelos climáticos, para o estudo da plataforma, a resposta foi taxativa: “a influência é nenhuma”, afirmaram.

Por Márcio Vieira - DRT 4430.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos não utilizar palavrões, xingamentos ou ofensas nos comentários.