terça-feira, 14 de julho de 2009

Entregar pilhas usadas aos revendedores: ecologicamente correto

Reciclar pilhas e baterias usadas, além de evitar a poluição dos mananciais, pode ser benéfico para a agricultura




O que fazer com as pilhas depois que sua vida útil termina? Não podemos mais nos dar ao luxo de pensar que jogar no lixo terá resolvido esse problema. A natureza não suporta mais o descaso. Pilha no lixo significa poluição. E poluição grave. Descarte de metais pesados nos mananciais, ou seja, poluição da água e dos alimentos que ingerimos.

Mas é possível evitar mais essa tragédia. A reciclagem é novamente uma maneira de solucionar um problema que aflige o ecossistema e protegê-lo de um iminente colapso.

Lâmpadas fluorescentes, termômetros, latas de inseticidas, latas de tinta, pilhas e baterias, compõem o lixo que é descartado diariamente nas cidades. Fazem parte de 1% do lixo urbano formado por resíduos sólidos que contêm elementos tóxicos. A população joga esse material no lixo por não saber o quanto eles são perigosos e também por não ter a informação de como e onde dele se desfazer.

As pilhas e as baterias são compostas de mercúrio, zinco, chumbo, cobre, cádmio, manganês, níquel e lítio. Todos perigosos à saúde humana, sendo que o chumbo, o mercúrio e o cádmio representam maior perigo.

Utilize baterias recarregáveis

Uma forma simples e bastante eficiente para evitar o crescimento desse descarte de pilhas na natureza, além da reciclagem, é a utilização das baterias recarregáveis. Com um tempo de vida útil bastante longo – podendo ser recarregadas milhares de vezes – essas baterias representam uma alternativa sadia e barata: um investimento inicial na compra das baterias e do carregador, que mais tarde proporcionarão um ganho extraordinário para quem utiliza e para a natureza que deixa de ser agredida.

Atualmente o Brasil produz cerca de 800 milhões de pilhas e 17 milhões de baterias. Se optarmos pela utilização das baterias recarregáveis todos sairemos ganhando no final.

Com o aumento da utilização de equipamentos sem fio, como notebooks, mp3, telefones celulares, câmeras fotográficas e cinematográficas etc., cresceu a demanda por baterias recarregáveis. As baterias de níquel-cádmio (Ni-Cd) são as mais procuradas por terem maior capacidade de armazenamento e duração da carga.

Benefícios para a agricultura

As pilhas usadas podem ser utilizadas na fabricação de corretivos de solo para a agricultura, mas isso depende da coleta seletiva que ainda é deficiente. Existe a tecnologia para o tratamento das pilhas, o que falta é a quantidade suficiente para baratear o custo de produção.

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), afirmam que é preciso a realização de um trabalho para conscientizar a população para a coleta da matéria prima (as pilhas). Eles afirmam que a coleta é ineficiente devido à legislação, que permite o descarte em aterros se as pilhas tiverem níveis adequados de potássio e de metais como zinco e magnésio. Por causa dessa legislação existe pouca coleta de pilhas usadas.

Para a utilização como corretivos de solo, o material necessita ser reciclado. Para isso é preciso separar a proteção metálica e fazer a lavagem da massa que contém os metais. Nesse processo o potássio funde-se com a água e separa-se do zinco e do manganês. Após esse momento, a massa sem o potássio é misturada a ácido sulfúrico e da reação resultante são formados o sulfato de zinco e o hidróxido de manganês, compostos que são normalmente utilizados para corrigir o solo na agricultura.

Não jogue as pilhas e baterias no lixo comum

Guardar as pilhas e baterias usadas e destiná-las para a reciclagem é uma ação ecologicamente correta que beneficia o ecossistema. Afinal, esse esforço poupa-nos do trabalho de retirar esses metais da natureza, reduzindo a contaminação do meio-ambiente.

2 comentários:

  1. eu achei legal essa matéri pois ensina o que devemos fazer com as pilhas!!!

    ResponderExcluir
  2. Materia interessante!Vc pode indicar a onde podemos deixar as pilhas usadas em Salvador ?

    ResponderExcluir

Solicitamos não utilizar palavrões, xingamentos ou ofensas nos comentários.