terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Em 2016, Brasil dirá adeus às lâmpadas incandescentes

Uma bo notícia para quem se preocupa com a economia de energia no planeta. O Brasil sai na frente e decide acabar, de vez, com a lâmpada incandecente; aquela antiga, à base de filamento de tungstênio e que consome uma energia danada.

Podemos comemorar mais uma iniciativa em prol da economia de energia no mundo. Afinal convivemos com esse dispositivo de iluminação, esbanjador de energia, durante muitos anos e já estava na hora disso acabar. Temos lâmpadas de grande eficiência no mercado, que substituem de forma superior as incandecentes, portanto vamos ao que interessa.

_____________________________________________

Onde você estará em 2016? Talvez vendo seu filho nascer, ou comandando uma empresa gigantesca, ou simplesmente terminando a faculdade. Você também pode virar artista, mendigo, maluco, ou as três coisas de uma vez. Tudo é imprevisível, mas uma coisa nós sabemos: você estará aposentando de vez as lâmpadas incandescentes de sua casa – se você ainda morar no Brasil, ou tiver uma casa para morar e tal.

A medida, publicada no Diário Oficial da União, visa diminuir o consumo de energia pelas clássicas e quentes lâmpadas amarelas. Com o surgimento de opções mais econômicas – e por enquanto mais caras – no mercado, a lâmpada incandescente ainda representa 80% da iluminação das casas brasileiras. Com a substituição total por lâmpadas fluorescentes, a estimativa é que o país economize 10 terawatts por hora até 2030. Viu, vale a pena.

Ainda sobre as amarelinhas, se até 2016 nenhuma solução econômica surja, as lâmpadas incandescentes serão completamente banidas do mercado brasileiro. Prevejo o fim das casas amareladas – toda e qualquer casa do Brasil terá um clima de hospital.

Fonte: UOL/Gizmodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos não utilizar palavrões, xingamentos ou ofensas nos comentários.