segunda-feira, 2 de março de 2009

É... ERAM CINCO PESSOAS PARA ABRAÇAR AQUELA LINDA ÁRVORE

Imagine! cinco pessoas eram necessárias para abraçar uma árvore nativa da Mata Atlântica, onde será construído o Loteamento Alfanville, na região de Patamares em Salvador. Hoje a árvore não mais existe, foi cortada, derrubada, sem dó, sem o mínimo escrúpulo; realmente coisa que não podemos esperar dos donos de construtoras.

A Mata Atlântica está sendo exterminada bem debaixo dos nossos olhos e não se toma nenhuma providência para impedir tal monstruosidade. E o pior é que a legislação permite tal destruição provocada pela desmesurada insanidade daqueles que dessas deformidades da lei, se aproveitam.

O poder público tem, também, a sua parcela de culpa. No caso do Alfaville, o nosso “querido” prefeito, João Henrique, tornou a área em questão, em “área de utilidade pública”, o que permite o seu desmatamento, mesmo depois do Ministério Público Estadual ter instaurado um inquérito, que fez o empreendimento ficar parado por 4 anos. Mas se houver um pouco de consciência desses “construtores”, essa desmesura poderá ser diminuída em prol de um mundo mais sadio, onde poderemos desfrutar das maravilhas advindas de uma Natureza mais vívida. Afinal, esse desmatamento não fere apenas os que moram na região, traz problemas ao meio-ambiente em geral, pois a biosfera em que vivemos tem todo um ecossistema que depende de cada folha de árvore, a qual quando é arrancada em algum lugar, traz conseqüências a outros, há uma forte interdependência em toda a Natureza.

Havia um embargo do Ibama que paralisava a obra, mas após derrubá-lo, a “construtora” recomeçou os trabalhos e, somente para a ligação do loteamento à Avenida paralela, suas máquinas derrubaram os últimos sobejos da Mata Atlântica. Mas não para por aí; a “construtora” possui todas as licenças necessárias para a realização desse ato de destruição. Licenças do CRA, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e do Conselho Estadual do Meio Ambiente desde 2004, o que lhe dá respaldo para agir.

Acredito, já que a lei permite tal atrocidade ambiental, deveríamos nos mobilizar; toda a sociedade ambientalmente consciente dessa cidade, para impedir a destruição do nosso patrimônio ambiental. Nossos filhos, netos e demais descendentes agradecerão por todo o sempre.

3 comentários:

  1. Márcio, amanhã haverá a defesa de um TCC exatamente sobre esse tema, "Linha Verde para o Desenvolvimento", de Amanda e Danielle, às 16h. Acho que vc vai gostar.

    Parabéns pelo blog. Abraços

    Cacau Pantoja

    ResponderExcluir
  2. Marcinho,
    Está bem legal o blog. Já está colocando em meu favoritos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Companheiro. Excelente seu texto.
    Infelizmente amigo, poucos pessoas nesta sociedade medíocre baiana entende realmente o que estiveram e estão fazendo com nossos bens públicos e preciosos.
    Mas o que me deixa mais triste é saber que um empreendimento como este vende em menos de 24 horas. Assim enquanto existir mercado consumidor para esta barbárie, as massas estarão absorvidas e morrendo aos poucos.

    ResponderExcluir

Solicitamos não utilizar palavrões, xingamentos ou ofensas nos comentários.