segunda-feira, 4 de maio de 2009

E o rio de lama tomou a avenida

Este blog está sempre a denunciar os descasos com o meio-ambiente, principalmente em Salvador. Mais uma vez, além de denunciar com palavras, vamos mostrar imagens comprometedoras do que aconteceu na Avenida Luis Viana Filho (Paralela), por conta das últimas chuvas que “desabaram” sobre nossa cidade.

Faz pouco tempo denunciamos o corte de uma árvore secular na região onde está sendo construído o Loteamento “Greenville”– corte, considero um termo muito leve para o acontecimento; derrubada mesmo. Foi sobre uma árvore, que possuía um tronco que para ser abraçado seriam necessárias, pelo menos cinco pessoas. Um verdadeiro crime ambiental, para o qual nenhuma punição, até o momento que tenhamos informação, aconteceu.

Mas voltemos às chuvas. A Paralela, algumas semanas atrás, durante um desses temporais, virou um rio de lama. Um rio caudaloso. A foto
diz tudo.
Aquela água marrom descia em correnteza pela avenida com se fosse mesmo um rio. De onde terá vindo aquela água barrenta? Acredito que veio das terras desmatadas que estão escondidas dentro do que resta da Mata Atlântica existente no local.

As fotografias aéreas mostram o desastre do qual está sendo vítima a região de Patamares até o Parque de Pituassu. As clareiras mostram a grandeza da devastação. E tudo com o consentimento dos órgãos de proteção ao meio-ambiente.

Jamais se viu algo parecido na Av. Paralela. Será que ninguém, desses órgãos de proteção ao meio-ambiente, acorda para essa dolorosa realidade? Será que esses “construtores” continuarão a destruir o nosso ecossistema sem que nenhuma providência seja tomada para evitar as tragédias que vem acontecendo em nossa cidade? O inverno está chegando e com ele muita chuva – embora com a mudança do clima, talvez não chova tanto –, mas providências precisam ser tomadas, o quanto antes, para evitarmos maiores tragédias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos não utilizar palavrões, xingamentos ou ofensas nos comentários.