terça-feira, 12 de maio de 2009

Um paraíso no centro de Salvador


No bairro de Brotas, mais precisamente na Boa Vista de Brotas, em Salvador, fica a Rua Jardim João XXIII. Uma rua sem saída, que na sua parte interna, conta com uma pracinha, onde é cultivado um jardim com árvores, palmeiras e pequenas plantas que dão lindas flores.

Apesar de jovem – com apenas 14 anos de existência – o jardim conta com árvores já frondosas ipês, num total de cinco, além de um solitário pé de murici e plantas que dão flores como o pingo de ouro e a graxa. Atenção para o piso: ao invés de grama, todo o jardim é coberto por amendoim forrageiro, o que dá um toque diferente ao local. Uma flora rica, diversificada, aonde pássaros de várias espécies vem se aninhar e procriar.

A fauna é variada, composta por bem-te-vis, rolinhas, beija-flores, lavandeiras, jandaias e até gaviões, aves que com o seu canto dão uma sonoridade ao ambiente pouco ouvida em outros pontos da cidade. Para os moradores, um paraíso dentro da estressante Salvador.

A manutenção do Jardim João XXIII, é de responsabilidade dos moradores, que pagam uma taxa mensal para contratar um jardineiro que periodicamente limpa, poda, apara e faz o “desenho” do formato das plantas.

Um exemplo de cidadania e preocupação com o meio-ambiente. De preservação das espécies: da fauna e da flora, contribuindo para o bem estar de toda uma comunidade.

3 comentários:

Solicitamos não utilizar palavrões, xingamentos ou ofensas nos comentários.