quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Ex-ministra Marina Silva deixa o PT


Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, informou hoje sua saída do Partido dos Trabalhadores (PT), e mostrou a possibilidade de aceitar a candidatura à Presidência que oferecida pelo Partido Verde (PV) para 2010.

“Aos 16 anos, quando decidi sair da minha casa para ir à cidade e estudar, tinha um sonho e agora recorro a essa história para dar a dimensão do que significa sair do PT após 30 anos", disse em coletiva de imprensa.

A senadora Marina Silva e ministra do Meio Ambiente de 2003 a 2008, é uma das mais conhecidas ecologistas brasileiras no mundo e um dos mais importantes companheiros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na fundação do PT, em 1980.

"Este gesto não supõe renunciar a sonhos construídos no PT, se trata de semear em outros campos, pois a luta (pelo meio ambiente) não é de um partido, deve ser de todos os partidos, das empresas, da comunidade científica e, sobretudo, dos movimentos sociais", afirmou.

"É o momento de anunciar minha saída do PT", declarou a senadora, além de afirmar que mantém contatos com o Partido Verde.

A senadora não definiu se vai se filiar ao PV, porém deixou no ar que essa deve ser a linha a ser trilhada de agora em diante, ou seja, aceitar a candidatura presidencial para o próximo ano por esse partido que comunga com os seus ideais relativos ao meio ambiente.

Seguidora de Chico Mendes, Marina Silva, de 51 anos, entrou na política nos sindicatos da borracha do Acre, sua terra natal, um dos primeiros nortistas que se dedicaram à denuncia da destruição da Região Amazônica.

Um dos fundadores do PT, Chico Mendes foi assassinado em dezembro de 1988 em uma emboscada montada por madeireiros e latifundiários que eram acusados por ele de devastar a floresta.

Marina Silva foi anunciada como Ministra do Meio Ambiente, ainda em 2002, pelo presidente Lula, antes da posse. Após o anúncio, Lula afirmou: "o primeiro sinal que transmito ao mundo é que a Amazônia agora será tratada de forma diferente e é minha a decisão de pedir à companheira Marina Silva que se encarregue da política ambiental".

Mas as pressões para o “desenvolvimento” da Amazônia e os planos para a construção de hidrelétricas na região, desgastaram Marina que acabou renunciando ao cargo em 13 de maio de 2008, pois não concordava com as ideias da Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, de que a Amazônia não podia ser o “Santuário Verde” defendido por ela tanto sempre lutou.

Segundo uma pesquisa divulgada no fim de semana passado, Rousseff tem hoje o 16% de intenções de voto, contra 3% de Marina Silva, enquanto o favorito continua sendo o opositor José Serra, governador de São Paulo, com 37%.

Segundo a imprensa, o cantor, compositor e ex-ministro Gilberto Gil, vê a possibilidade de da candidatura como vice, na chapa de Marina Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos não utilizar palavrões, xingamentos ou ofensas nos comentários.