quinta-feira, 25 de março de 2010

A Hora do Planeta: vamos apagar o mundo por uma hora


A Hora do Planeta já conta com a participação de 37 cidades brasileiras – entre elas 11 capitais – que vão apagar as luzes de seus monumentos públicos incentivando os seus cidadãos a aderir ao movimento.

As últimas cidades brasileiras a aderirem à Hora do Planeta foram Vitória, Rio Branco e Fortaleza, esta última a primeira do nordeste a anunciar a adesão. As cidades brasileiras estão entre as 2.124 cidades de 115 países do planeta que participarão do evento.

Além das cidades, empresas brasileiras também estão participando do evento. Entre elas a Coca-cola do Brasil, banco HSBC, telefonia TIM, dentre outras que estão divulgando e incentivando os seus funcionários a participar do evento e a se preocupar com as questões climáticas.

A Hora do Planeta está marcada para acontecer no dia 27 de março, às 20h30 e qualquer cidadão pode participar. Basta se cadastrar no site da WWF-Brasil e constar na estatística de quantas pessoas vão apagar as luzes.

Restam apenas dois dias para o evento que tem o objetivo de conscientizar e mobilizar as pessoas contra o aquecimento global.

Vamos participar e mostrar para o mundo que Salvador também se preocupa com as questões climáticas.


Fonte: eco4 planet

segunda-feira, 22 de março de 2010

Edifício autossustentável: exemplo londrino de preocupação ecológica


Arquitetos londrinos inovaram com a mais recente construção de um prédio de 148 metros de altura e 42 andares, com três turbinas eólicas acopladas à sua estrutura. É a luta cada vez mais direcionada para a construção de edifícios sustentáveis, uma exigência do Reino Unido de ter apenas construções de zero carbono até 2019.



Os 42 andares do edifício serão ocupados por cerca de 1000 moradores que ocuparão os 408 apartamentos. As turbinas eólicas, instaladas no topo do prédio e que juntas podem produzir até 50MWh por ano, serão responsáveis por 8% da energia consumida pelos moradores. Essa novidade, aliada a outros recursos como uso de ventilação natural, fachada térmica de alto desempenho, recuperação do calor, lâmpadas de baixo consumo e controle de iluminação, farão com que o prédio emita até 73% menos CO2 que qualquer outro do mesmo nível.



Cada apartamento poderá custar até £$ 2,5 milhões (R$ 6.630 milhões) e a entrega está prevista para o início de abril.

Fonte: eco4planet

Já pensou se essa moda pega? O planeta agradece.

sábado, 20 de março de 2010

O Dia da Árvore

Árvore, um vegetal de grande porte, com possibilidade lenhosa. Lenhosa: nos dias de hoje um crime pensar nessa possibilidade; cortar uma árvore e utilizar o seu tronco para produzir lenha, queimar, ou seja, destruir a natureza, que já vem sendo devastada de todas as formas possíveis e imagináveis.

É hora, sim, de plantar, rever os nossos conceitos e fazer – insisto sempre – uma reflexão sobre o nosso papel nesse mundo: conservar ou acabar de destruir? Será que vamos ser o grande pivô dessa devastação?

21 de março, Dia Mundial da Floresta – Dia da Árvore! Comemore! Plante uma, dê o exemplo e contribua para a preservação desse nosso planeta indefeso e já tão carente de ações cada vez mais engajadas na luta contra ações antiecológicas.

Vamos pensar nisso. Afinal nunca se viu na história tantas catástrofes naturais e variações tão extremas do clima em toda a parte. Terremotos, ondas de calor, frio extremo, tempestades de poeira em um grande centro como Pequim, tsunamis... O que falar mais?

Comemoremos o dia 21, como um alento e conscientização do ser humano para encontrar soluções palpáveis para os problemas ecológicos que ele mesmo criou.

terça-feira, 2 de março de 2010

Vou te comer, Chapeuzinho

Mais uma vez saímos um pouco do fco ao qual se destina este blog, para uma leve crítica a certas atitudes em nossa terra. Dessa vez abordamos um tema que causou polêmica no carnaval desse ano: Lobo Mau e Chapeuzinho Vermelho.

Especulou-se muito antes, durante e depois do carnaval desse ano, sobre o burburinho em que se transformou a utilização do tema "lobo mau" como canção carnavalesca. Cantores decidiram não interpretar a música por acreditar tratar-se de atentado ao pudor infantil. Em outras palavras: incentivo à pedofilia.

Necessário se faz observar que a historinha, a fábula do "Lobo Mau" – de autoria do francês Charles Perrault (1628/1703), considerado o Pai da Literatura Infantil por ter sido o primeiro escritor a dar tratamento especial a esse tipo de literatura: o "conto de fadas" – nunca, em qualquer época, foi vista de forma despudorada, pelo contrário, povoou o imaginário infantil desde que foi criada, há mais de três séculos. Contada para os pais de nossos pais, que contaram para os nossos pais, que contaram para nós, que nós contamos para os nossos filhos e que nossos filhos contam ou contarão para os nossos netos e assim a vida vai.

Agora vêm pessoas, muitas que nunca foram santas, ou seja, que ganharam a vida e fizeram sucesso requebrando, se mostrando de corpo nu, na rua, para serem fotografadas para revista masculina, outros que nem atrativos têm para tanto e se recusam a cantar uma inocente canção, acusando o seu conteúdo de possuir incentivos à pedofilia. Talvez seja pelo fato de haver tanta denúncia de atentados do gênero em todos os segmentos da sociedade, inclusive os religiosos.

Agora, o que dizer das letras das músicas de pagode locais, que humilham a mulher de todas as formas possíveis; chamando-as de cachorras e... chegam a pedir a patinha. Essa é a mais leve, pois são cantadas coisas piores e de duplo sentido como a "Relaxe na bica", "Toda enfiada" ou coisa pior. Pior ainda é ver muitas "delas" darem as patinhas e pintarem patinhas nas unhas. É de doer.

O mestre João Gilberto cantou "Lobo Bobo" – que Ivete Sangalo lembrou com muita propriedade no carnaval – e nunca foi criticado por dizer que Chapeuzinho Vermelho levava "um lobo na coleira que não janta nunca mais" e nem deveria ser, afinal que mal há nisso? Só mesmo para as cabeças imundas poderia haver maldade numa canção como essa. Claro que tudo depende da interpretação de cada um, mas não cheguemos ao exagero.

O grande problema é a falsa moral que atormenta alguns que não conseguem se desvencilhar de uma educação tacanha, não conseguindo se conter ao lembrar-se, talvez, de coisas das quais gostariam de esquecer definitivamente, mas que as atormentam incessantemente, fazendo com que os lobos do passado venham à tona.

Vamos lá minha gente, o Lobo Mau da fábula jamais conseguiu fazer mal a alguém. Nem à vovó, que foi comida, mas devolvida sob a ação dos caçadores. Ele é fruto da imaginação fértil de alguém que quis apena entreter. Da mesma forma que João Gilberto, ao cantar o Lobo Bobo, desejou apenas nos contemplar com uma canção fabulosa. E Ivete, da mesma forma, só quis nos divertir com mais uma fabulosa música em que o lobo de bobo, quem sabe, nada tem. Mas não se assustem com os seus lobos maus, eles não comem ninguém. É só fuzarca.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Luminária com painel solar: ecológica e autossustentável


Mais uma revuloção tecnológica procupada com a ecologia.

A luminária solar tem ventosas na base e pode ser fixada à qualquer superfície plana.

Chamada de ‘Saint Clair’, a invenção é da designer francesa Stéphane Maupin.
Na base da luminária estão células solares que, graças às ventosas, podem ser fixadas nas janelas. Assim, durante o dia, elas são carregadas com a luz solar e, à noite, a lâmpada está pronta para iluminar qualquer ambiente.

A base que se fixa facilmente na vertical ou horizontal também torna a Saint Clair versátil, podendo ser usada como luz ambiente ou de cabeceira.



























Fonte: eco4planet

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Biocombustível: carnaval de Salvador é na base do verde


Segundo dados da Secretária do Meio ambiente do Estado da Bahia, em seis dias de folia no carnaval de Salvador são liberadas 155 toneladas de gás carbônico (CO2,) somente por conta da utilização do diesel comum nos famosos trios elétricos.

Por isso, desde 2008, estes caminhões se abastecem com a mistura de biodiesel ao diesel comum, mistura que esse ano irá contar com 20% de combustível alternativo. Mostrando que mesmo nas comemorações é possível respeitar o meio ambiente e pensar sustentável, a política adotada há dois anos será fortalecida no carnaval de 2010, na tentativa de reduzir a pegada ecológica da grande festa popular.

Darcles Andrade, gerente regional de comunicação da Petrobras no nordeste, afirmou que a medida ganhou destaque no caranaval deste ano graças às discussões realizadas na Conferência do Clima, em Copenhague, que ampliaram o assunto para a grande população. “Este será um carnaval sustentável. Esperamos reduzir a emissão de carbono em cerca de dez toneladas.”, garantiu.

O carnaval e as árvores

Para este ano, também está prevista a compensação de emissões de gás carbônico emitido, principal gás poluente liberado pela queima de combustíveis. Para balancear os gastos e os danos da poluição, haverá o plantio de mudas de árvores.

Só em 2009, 33.320 mil mudas de árvores nativas e frutíferas foram plantadas em 20 hectares de reservas, parques e áreas verdes em geral do estado: dez hectares de área da Refinaria Landulpho Alves, em São Francisco do Conde, em quatro hectares do Parque Estadual da Serra do Conduru, no sul do estado, em dois hectares do Parque de Pituaçu e em mais quatro hectares de área metropolitanas de Salvador.

Fonte: eco4planet

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Equivale a quase 100 campos de futebol a área destruida por incêndio no Parque do Descobrimento

A hipótese mais provável é de que o incêncio tenha sido provocado por caçadores.

100 hectares, quase 100 campos de futebo juntos. É o resultado dos cálculos feitos pelo Corpo de Bombeiros, da área queimada em um incêndio que começou na última segunda-feira, 7, no Parque Nacional do Descobrimento, em Prado, a 794 Km de Salvador, extremo sul da Bahia.

De acordo com o capitão Elber Viana, da corporação que combete o incêndio, as chamas diminuiram de intensidade, mas ainda há focos a serem debelados. Os bombeiros estão contando com a ajuda de 70 brigadistas oferecidos pelas indústrias de celulose. Existe a possibilidade de se pedir auxílio à corporação de Salvador. Ainda são desconhecidas as causas da tragédia, porém a hipótese mais provável é de que o incêncio tenha sido provocado por caçadores.

Tácnicos do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), órgão que adminstra o local, vão sobrevoar a área e verificar o prejuízo. Vão ser utilizados dois tratores para isolar a área para impedir que as chamas se propaguem pelo parque que é considerado um dos mais importantes trechos da Mata Atlântica no nordeste Brasileiro. Lá existe uma grande diversidade da flora e da fauna que tem muitas espécies em extinção. O parque foi criado em 1999 e possui uma área de 21.213 hectares.

domingo, 29 de novembro de 2009

Gases de efeito estufa: nível recorde

Desde a era pré-industrial, o dióxido de carbono (CO2) gás que provoca o efeito estufa, cresce em concentração na atmosfera. E desde lá, as concentrações de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, que permanecem por mais tempo na atmosfera, atingiram taxas recordes a partir do século 18. É o que revela uma pesquisa divulgada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), na última segunda-feira, 23.

O aumento na força radioativa provocada por esses gases chegou a 26% desde 1990. E só entre 2007 e 2008, a alta foi de 1,3%. Os gases de efeito estufa bloqueiam a radiação e provocam o aquecimento na atmosfera terrestre. Só o dióxido de carbono, o mais importante gás emitido por seres humanos, foi responsável por um aumento de 86% na força radioativa da Terra entre 2003 e 2008 – o equivalente a quatro vezes superior a qualquer outra emissão combinada. Desde 1750, a presença de dióxido de carbono na atmosfera cresceu 38%. O cultivo agrícola de arroz, os aterros e a combustão de biomassa são os principais responsáveis por esse fenômeno, já que provocaram um aumento de 18% de gás metano, que vinha se mantendo estável por sete anos. A queima de combustíveis fósseis e a agricultura são tidas como são o que mais contribui para o aquecimento global e, como consequência, pelas mudanças climáticas.

O relatório da OMM foi desenvolvido com base na observação de uma rede de estações de pesquisa em mais de 50 países. O boletim divulgado recentemente é o quinto de uma série anual iniciada em 2004, e é apresentado às vésperas da 15ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre o Clima (COP-15), que será realizada de 7 a 18 de dezembro, em Copenhague, capital da Dinamarca.

A reunião em solo dinamarquês tem como objetivo fechar um novo acordo global sobre o clima para substituir o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012. Mais de 60 chefes de Estado e de governo, entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, já confirmaram participação na reunião.

Fonte: eco4planet

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Google lança o eco4planet

Atenção meu povo.
Uma grande novidade para os que são preocupados com as questões ecológicas.

A Google lançou um novo site de busca na internet, chamado "eco4planet", com a mesma tecnologia e qualidade de busca. As configurações e o modo de usar são os mesmos, mas o site apresenta como novidades: a cada 50.000 consultas uma árvore será plantada e o número de mudas atingido fica disponivel no portal - A tela tem o fundo preto que, de acordo com o site, economiza 20% da energia do monitor.
A iniciativa é nova e a contagem das árvores já começou desde o mês passado.

http://www.eco4planet.com - É a mesma plataforma do google, as buscas nos 2 sites trarão os mesmos resultados, a diferença está no fundo preto da tela e também na ação desenvolvida pela empresa.

Já é a minha página inicial. Vamos nessa. Afinal, o planeta agradece todas as formas de preservação.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Comissão Especial de Fontes Renováveis de Energia da Câmara aprovou na quarta-feira (21), por unanimidade, o texto do relator Fernando Ferro (PT-PE)

A Comissão Especial de Fontes Renováveis de Energia da Câmara aprovou na quarta-feira (21), por unanimidade, o texto do relator Fernando Ferro (PT-PE). Com isso, avança o que pode um novo marco regulatório, vital para o crescimento do setor de renováveis no Brasil.

A aprovação foi feita em acordo com o deputado Fernando Marroni (PT-RS), que foi contra a taxa de contribuição das termelétricas fósseis para o Fundo Nacional para Pesquisa e Desenvolvimento das Fontes Alternativas Renováveis. De acordo com o relatório, parte desse fundo seria composto por 5% da receita operacional líquida das térmicas, movidas a partir de combustíveis fósseis. O deputado Fernando Ferro concordou em reduzir esta taxa para 2%.

O próximo passo da comissão é apresentar uma nova versão do relatório, com a incorporação dessa e outras alterações. Os deputados da comissão podem então entrar com recurso solicitando a votação em plenário. Em caso negativo, a proposta – que tem caráter conclusivo - segue diretamente para o Senado.

Os principais pontos do relatório referem-se ao direito de distribuir energia gerada por parques eólicos, usinas a biomassa ou painéis fotovoltaicos conectados à rede ou em comunidades isoladas. O texto garante aos geradores o direito de vender sua energia às concessionárias por meio de contratos de longo prazo, o que dá um mínimo de segurança aos investimentos em geração renovável. Outro ponto importante é a isenção de pagamento de tarifas de transmissão destes empreendimentos, o que reduz os custos finais para o gerador.

O incentivo ao uso de aquecimento solares em casas, previsto na lei, embute um estímulo à eficiência energética, por garantir a redução da tarifa de eletricidade das residências que instalarem os coletores, além da economia na conta de luz pela redução no uso do chuveiro. Ferro também propõe a criação de um fundo para a pesquisa e desenvolvimento de energias renováveis, essenciais para a capacitação tecnológica e técnica do país e a produção de equipamentos renováveis adaptados para melhor aproveitarem o potencial nacional das energias renováveis.


Fonte: Greenpeace